Salvador foi fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é a capital do estado da Bahia e a primeira capital do Brasil Colonial.
Localizada em uma microrregião de Salvador, a cidade possui quase 3 milhões de habitantes, e junto com a Região Metropolitana chega a mais de 4 milhões de habitantes.
A cidade de Salvador chamava-se anteriormente Bahia. Recebeu também alguns apelidos como Capital da Alegria (devido aos grandes festejos populares) e Roma Negra, por ser considerada a cidade com maior percentual de negros fora da África.
Centro histórico
A palavra Pelourinho (peurinho em espanhol) refere-se a uma coluna de pedra geralmente localizada no centro de uma praça, onde os criminosos eram expostos e punidos.
No Brasil, e em particular no Pelourinho em Salvador da Bahia, seu principal objetivo era maltratar escravos por meio de chicotadas. Com a abolição da escravidão no Brasil, essa área atraiu artistas de todos os gêneros e se tornou um grande centro cultural.
O pelourinho de Salvador é um local repleto de construções coloniais pintadas em diversas cores, que possuem grande valor histórico e cultural.
Os vestígios da capital da colónia durante 250 anos refletem-se nos palácios, igrejas e conventos dos séculos XVII e XVIII.
Entre os destaques estão:
- A Catedral de San Salvador: Antiga igreja jesuíta da cidade, foi construída na segunda metade do século XVII.
- Igreja e Convento de São Francisco: convento e igreja franciscano datados da primeira metade do século XVIII.
- Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: Igreja em estilo rococó com decoração interna neoclássica.
- O Mercado Modelo: Em 1861, na Praça de Cairu, foi construído o Edifício da Alfândega, tendo ao fundo uma rotunda (uma grande sala circular com teto abobadado), onde os navios ancoravam para deixar suas mercadorias. Em 1971 o mercado começou a funcionar neste edifício e, trinta anos depois, surgiu um império no fundo, que sofreu uma fergorma.
- Elevador Lacerda: Inaugurado em 1873, este elevador foi projetado e construído pelo empresário Antônio Francisco de Lacerda. Os quatro elevadores conectam uma distância de 72 metros entre a Praça Tomé de Souza, na parte alta da cidade, e a Praça Cairu, na parte baixa.
praias de Salvador da Bahia
Salvador tem inúmeras praias ao longo da costa atlântica e da costa da Baía de Todos os Santos.
As principais praias urbanas são Itapuã, Pituba, Artistas e Porto da Barra.
As praias da cidade possuem algumas mais calmas, ideais para banho, vela, mergulho e pesca submarina, além de praias de mar aberto, com ondas fortes, procuradas por surfistas.
Há também praias cercadas por arrecifes que formam piscinas naturais.
Veja mais sobre a história da Salvador de Bahía