A cidade do Rio de Janeiro foi fundada originalmente como São Sebastião do Rio de Janeiro (São Sebastião do Rio Janeiro em espanhol), e atualmente é popularmente conhecida como Rio. Está localizada no sudeste do Brasil.
No dia de ano novo de 1502 ("janeiro" significa janeiro) o navegador português Gaspar de Lemos entrou em uma baía cujo nome nativo ainda hoje é Guanabara. Na língua portuguesa da época, as baías também eram chamadas de "rios" ou "rías", daí o nome Rio de Janeiro.
Foi capital do Império do Brasil desde 1822, quando a nação declarou sua independência de Portugal e manteve esse status até a inauguração de Brasília em 1960.
É a segunda cidade mais populosa do Brasil, com muito tráfego de turismo internacional.
Entre as principais atrações podemos citar o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias de Copacabana e Ipanema, o estádio do Maracanã, o Parque Nacional da Tijuca (a maior floresta urbana do do mundo), a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá e muitas outras atrações para descobrir.
O Rio de Janeiro está dividido em 34 regiões administrativas, que incluem 160 bairros no total.
Na zona Sul estão os bairros mais conhecidos, como Copacabana, Ipanema, Botafogo, Flamengo, Leme, Leblon, Lagoa. No Cosme Velho fica a estação Ferro da Corcovado, para o trem que leva ao Cristo Redentor. Na Urca fica o morro Pan de Azúcar.
Na zona oeste, encontra-se o bairro Barra da Tijuca, onde está localizado o Parque Aquático Maria Lenk.
Na zona Norte estão os estádios de futebol, que são o Estádio do Maracanã (bairro Maracanã), o Estádio Engenhão (bairro Engenho de Dentro) e o Estádio São Januário (em São Cristóvão).