Gramado está localizada no estado do Rio Grande do Sul, 115 quilômetros ao norte de Porto Alegre, a capital do estado.
Localizada na chamada "Serra Gaúcha", é o mais importante pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos destinos mais procurados pelo turismo interno brasileiro.
Devido à sua arquitetura colonial alemã, é conhecida como a "Suíça do Brasil".
Os turistas visitam-na durante todo o ano, atraídos pelas suas belezas naturais como as montanhas, os vales, as ribeiras cristalinas e os pinhais.
Gramado difere em vários aspectos de outras cidades brasileiras, pois não possui clima tropical, é bastante frio. E sua arquitetura colonial é inspirada nas cidades dos Alpes europeus.
A hortênsia é a flor símbolo de Gramado e está presente em todos os cantos da cidade, tanto em jardins particulares quanto em praças, ruas e percursos públicos. A cor azulada característica é dada pelo solo ácido rico em óxido de ferro.
O nome Gramado significa pasto em espanhol. Os primeiros colonos portugueses deram-lhe este nome por ser o local onde se alimentava o gado.
No final do século XIX, a região começou a receber imigrantes europeus e Gramado foi sendo povoada por italianos, alemães e portugueses. Cresceu e emancipou-se em 1954.
Uma das atrações é o Vale do Quilombo, onde existem florestas nativas de araucárias e pequenas colônias agrícolas.
O Knorr Park, que abriga um parque temático chamado Santa Claus Village.
O Mini World é um parque temático infantil com réplicas em escala reduzida de famosos edifícios alemães.
O Lago Negro é um espelho artificial de água cercado por árvores cujas sementes foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha.
O clima é temperado oceânico, os verões não costumam ser quentes e os invernos são frios, com temperaturas que descem abaixo dos 0 °C, com fortes geadas e ocasionais nevascas.
Veja mais informações sobre Gramado
Veja também informações sobre Porto Alegre.