A cidade de Florianópolis é também conhecida como Floria. Ele está localizado a leste do estado de Santa Catarina.
Seu nome anterior era de Nossa Senhora do Desterro (Nossa Senhora do Desterro), renomabrada para Florianópolis, em homenagem ao presidente Floriano Peixoto.
Os espanhóis chamavam Santa Catalina para esta área, em seguida, recebeu o nome de Santa Catarina e Santa Catarina (em Espanhol e Português), e foi oficialmente nomeado Nossa Senhora do Desterro. Durante o início do século XX, os brasileiros chamaram Desterro.
Desde o final do século XX, é chamado coloquialmente como Floripa e recebeu o apelido de "Ilha da Magia" (na ilha vários alquimistas procuraram refúgio durante o período colonial).
Mais de Florianópolis (97%) situa-se na ilha de Santa Catarina, onde as 42 praias, que são variados juntos. Há duas grandes lagoas: Lagoa da Conceição (Lagoa de água salgada) e Lagoa do Peri (lagoa de água doce).
Uma das principais atividades da cidade é o turismo, com visitantes de países brasileiras e nas proximidades, especialmente Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
As praias mais visitados e famosos são norte da ilha, e são Jurerê Internacional e Canasvieiras Inglês.
Ilha de Santa Catalina está localizado paralela ao continente, separadas por um canal. Ele tem uma longa e estreita, com 54 km de comprimento e 18 km de largura.
O ponto mais alto da ilha é o Morro do Ribeirão 532 metros.
Veja mais sobre a história da Florianópolis