A região de Curitiba inicialmente denominada Campos de Curytiba começou a ser povoada por volta do ano de 1630 por habitantes vindos de Paranaguá, onde havia sido descoberto ouro.
A vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais foi elevada a vila no ano de 1693. Muitos habitantes se mudaram para Minas Gerais em busca dos recursos minerais daquela região.
Por muito tempo, o povoado fez parte da Rota do Gado que ia das roças de Viamão, no Rio Grande do Sul, até Sorocaba, no interior de São Paulo.
O desenvolvimento econômico de Curitiba começou com a exploração e exportação da erva-mate, sendo elevada à categoria de cidade em 1842.
Desde 1867, Curitiba começa a receber levas de imigrantes, principalmente poloneses e italianos.
Durante o século XX, a cidade experimentou um grande crescimento demográfico e consolidou-se como um centro regional de comércio e serviços, tornando-se uma das cidades mais ricas do Brasil e pioneira em soluções urbanas.
Curitiba como Capital do Brasil
Após o golpe de 1964, o presidente Artur da Costa e Silva transferiu temporariamente a sede do poder executivo para o Palácio Iguaçu, tornando Curitiba a capital simbólica do Brasil entre 24 e 27 de março de 1969.
Veja lugares para visitar na Curitiba
Veja também informações sobre São Paulo.