Estás en Brasil  Sudeste  São José dos Campos 

Historia do São José dos Campos

As origens de São José dos Campos remontam ao final do século 16, quando foi formada a Aldeia do Rio Comprido, fazenda jesuítica que utilizava o gado para evitar as incursões dos bandeirantes. Porém, em 10 de setembro de 1611, a lei que regulamentava os assentamentos indígenas pelos religiosos provocou a expulsão dos jesuítas e a dispersão dos locais.

Os jesuítas voltaram anos depois, fixando-se numa planície a 15 quilômetros de distância, onde hoje fica a Igreja Matriz de São José, no centro. Esse núcleo, que deu origem à cidade, tinha clima ameno e estava em posição estratégica em caso de invasões. Mais uma vez, a missão foi vista pelo mundo exterior como uma fazenda de gado. Nesse período, o município passou por sérias dificuldades econômicas devido ao grande fluxo de mão de obra para trabalhar nas minas.

Em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil e Portugal confiscou todos os bens da ordem. Uma das primeiras medidas foi a elevação de várias vilas à categoria de vilas, entre elas São José, com o objetivo de aumentar as receitas provinciais.

Antes mesmo de se tornar freguesia, a vila foi transformada em vila em 27 de julho de 1767 com o nome de São José do Paraíba. Ergueram-se o pelourinho e os Paços do Concelho, símbolos que caracterizaram a nova condição. No entanto, a emancipação política não trouxe grandes benefícios até meados do século XIX, quando o município começou a dar sinais de crescimento econômico, graças à significativa produção de algodão, exportado para a indústria têxtil inglesa.
Depois de ocupar uma posição periférica no auge do café no Vale do Paraíba, São José dos Campos ganhou destaque nacional na chamada fase do sanatório, quando inúmeros doentes buscavam o clima da cidade em busca da cura da tuberculose. Aos poucos foi criada uma estrutura de serviços, com pensões e repúblicas.

Em 1924, foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país. Somente em 1935, com investimentos do governo de Getúlio Vargas e a transformação do município em estância hidromineral e climática, é que o município conseguiu investir em infraestrutura, principalmente na área de saneamento básico, que futuramente se tornaria um ativo adicional para a atração de investimentos para o desenvolvimento industrial.

Entre 1935 e 1958, a cidade foi administrada por prefeitos sanitários, nomeados pelo governo do estado. A autonomia para eleger o prefeito foi perdida em 1967, durante o regime militar, e foi recuperada em 1978.

O processo de industrialização de São José dos Campos teve início após a instalação, em 1950, do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) - hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - e a inauguração da Via Dutra, em 1951. Em Nas décadas seguintes, com a consolidação da economia industrial, a cidade experimentou significativo crescimento populacional, que também acelerou o processo de urbanização.

Na década de 1990 e início do século XXI, São José dos Campos experimentou um aumento significativo do setor terciário. A cidade é um centro regional de compras e serviços, atendendo aproximadamente 2 milhões de moradores do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.

Fonte
São José dos Campos (SP). Prefeitura. 2013. Disponível em: http://www.sjc.sp.gov.br. Consultado em: julho. 2013.

Veja mais sobre a história da São José dos Campos

Lugares para visitar em São José dos Campos

Castelo da Villa Medieval

El Castillos Villa Medieval está ubicado en Estrada Bezerra de Menezes, 800, en el barrio Torrão de Ouro II y fue construido por el arquitecto e ingeniero Fernando de Mendonça.

Parque Ribeirão Vermelho

El Parque Ribeirão Vermelho se encuentra en la región oeste, en el barrio Urbanova, junto al Residencial Paratehy.

Cachoeira Pedro David

La Cachoeira Pedro David, o Cascada de Pedro David se encuentra en el distrito de São Francisco Xavier.

Centro Histórico de São José dos Campos

Es una de las tiendas más antiguas de São José dos Campos data de la década de 1920.

Observatorio de Astronomia e Fisica Espacial da UNIVAP

El Observatorio Astronómico del Departamento de Ciencia y Tecnología Aeroespacial – DCTA ofrece un viaje por el cielo, para la observación de estrellas, planetas, la luna y demás objetos celestes.

Banhado

Banhado es una de las principales postales de São José dos Campos.

Notas turismo em São José dos Campos

São José dos Campos combina tecnología y ecoturismo

São José dos Campos es una ciudad del estado de São Paulo, conocida por ser uno de los principales polos tecnológicos del país. También cuenta con una amplia variedad de atractivos turísticos que la hacen un destino ideal para visitar en cualquier época del año. Qué hacer en S&at...
Booking.com
Compartir en
Más Alojamiento en São José dos Campos:
Seguinos en:
Angra dos Reis
Arraial Do Cabo
Belo Horizonte
Buzios
Cabo Frio
Campinas
Campos do Jordão
Caraguatatuba
Diamantina
Guarapari
Guarujá
Ilha Grande
Ilhabela
Maresias
Monte Verde
Nova Friburgo
Ouro Preto
Paraty
Penedo
Petrópolis
Ribeirão Preto
Río de Janeiro
São José dos Campos
São Paulo
Saquarema
Teresopolis
Tiradentes
Ubatuba
Vila Velha
Visconde de Mauá
Vitória
365brasil.com
La guía online de Brasil los 365 días del año
www.365brasil.com
Seguinos en:
Términos y condiciones de uso  |  Política de privacidad